A indústria de Hospitalidade tem se desenvolvido a cada ano e acompanhando o seu desenvolvimento, os segmentos de timeshare e multipropriedade criam oportunidades novas, que antes não eram de certa forma tão evoluídas. Desafios aparecem neste momento, por conta de sempre haver uma mutação quanto ao comportamento e perfil dos clientes. Hoje os hóspedes e clientes ativos são mais jovens,  dinâmicos e valorizam mais as suas experiências. Assim a indústria tem que estar sempre atenta a se reinventar e inovar, abraçando e se adaptando ao que deve ser atualizado. 

A área comercial é o motor que faz tudo se viabilizar, no sentido de equilibrar as condições financeiras para que os empreendimentos continuem seu ciclo de crescimento. Bons profissionais de vendas na indústria são raros, assim os esforços de formação devem estar sempre em atividade. O processo de vendas nas salas de atendimento do segmento é o primeiro passo na direção de fidelização dos clientes. Normalmente as salas são nos resorts e hotéis e as vendas ocorrem durante a estadia dos clientes. Assim, não só toda a estrutura do empreendimento, mas também dos serviços são cruciais para a conquista dos objetivos de vendas e prosperidade das corporações.

Hoje ainda é muito pequeno a estrutura de ensino nas universidades, sobre o segmento de timeshare e multipropriedade, falta às escolas mais profissionais que proporcionem matérias específicas do setor, com isso cabe aos empreendedores da indústria investirem e estarem na vanguarda do segmento, selecionando jovens com aptidões e características vocacionais na área comercial e acima de tudo contratando e dando total suporte aos profissionais experientes, que farão com que toda a dinâmica dos processos de vendas cresça e se atualize constantemente.

 

Por Enio Caccuri

Jornalista e Diretor Comercial